Direito Internacional

Método de Resolução Questões da OAB

89 Questões de Direito Internacional

Página 1 de 9


A Convenção de Viena sobre os Direitos dos Tratados de 1969 estabelece regras gerais para os tratados internacionais em relação a diversos aspectos, como entrada em vigor, aplicação e interpretação. Quanto à interpretação dos tratados, estes devem ser interpretados de boa-fé levando em consideração o contexto, o objetivo e a finalidade. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.



João, brasileiro domiciliado no Japão, celebrou um contrato presencial no Japão com Adam, estrangeiro domiciliado no Brasil, com uma cláusula de eleição de foro, em que o Brasil foi escolhido como competente para resolver eventuais conflitos. A controvérsia sobre o contrato foi submetida à justiça brasileira. Assinale a opção que indica, conforme a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro (LINDB), a lei que deve ser aplicada para a resolução da lide.



A cooperação jurídica internacional é uma modalidade formal de solicitar a outro país uma medida judicial, investigativa ou administrativa para um caso concreto. Esforçando-se para facilitar a cooperação jurídica nos casos de litígios e disputas internacionais, o Brasil aderiu à Convenção da Haia sobre a Obtenção de Provas no Estrangeiro em Matéria Civil ou Comercial (Convenção da Haia sobre Provas), promulgada pelo Decreto nº 9.039, de 27 de abril de 2017. Sobre a obtenção de provas no exterior, assinale a afirmativa correta. 



Uma artista brasileira, que protagoniza filmes nos Estados Unidos, foi filmada em uma casa de festas no Brasil em estado de embriaguez e o vídeo foi postado por um portal de notícias americano. O vídeo “viralizou” e teve grande repercussão no Brasil. Com receio de prejudicar sua carreira com a exposição negativa de sua imagem, ela decidiu ajuizar uma ação no Brasil contra o portal de notícias, que tem sua sede nos Estados Unidos. Nesse cenário, com base nos limites da jurisdição nacional estabelecidos no Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.



No Brasil, quanto às formas de ingresso no país, é aplicada a política de visto por reciprocidade, de acordo com a nacionalidade do estrangeiro.

O tipo de visto, previsto na Lei de Migração, depende do objetivo da viagem do solicitante ao Brasil. A Lei de Migração (Lei nº 13.445/2017) ajustou o tratamento do estrangeiro no Brasil aos preceitos constitucionais.

Sobre as formas de ingresso no país, segundo a legislação pertinente, assinale a afirmativa correta.



Você atua, como advogado(a), em um caso em que seu cliente, Luka, croata, de 65 anos de idade e 6 anos de residência fixa no Brasil, sem família no país, foi condenado, com sentença transitada em julgado, pela prática do crime de estupro no Brasil.

Com base no que dispõe a Lei de Migração (Lei nº 13.445/2017), a condenação ensejará a expulsão de Luka do Brasil,



Sobre Cooperação Jurídica Internacional, assinale a afirmativa correta.



Uma empresa brasileira firma um contrato de compra e venda com uma empresa chilena. O contrato foi negociado e assinado na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Uma das cláusulas do contrato previu que a entrega da mercadoria deveria ser realizada pela empresa chilena na cidade de São Paulo. Uma vez que a empresa chilena não realizou a entrega no prazo estabelecido, a empresa brasileira o(a) contrata como advogado(a) para auxílio no problema.

Com base nas normas estabelecidas na LINDB e no CPC, marque a afirmativa correta.



Uma Fundação privada estrangeira de fim de interesse coletivo procura você, como advogado, para uma consultoria jurídica. A referida associação foi constituída em Buenos Aires há 10 anos e agora pretende abrir uma filial no Brasil. Sobre a pretensão da Fundação, marque a assertiva correta, conforme o que regulamenta a LINDB.



A medida de retirada compulsória do visitante que ingressou em território nacional com visto de visita e que no Brasil permanece em estada de longa duração, com a intenção de aqui estabelecer residência, será