Como advogado(a), você é procurado(a) para uma consulta por Diana acerca de questões relacionadas à nacionalidade. Diana é brasileira nata, porém já mora há 10 anos na Itália, situação que lhe possibilita, pelas regras daquele país, adquirir a nacionalidade italiana. No entanto, Diana não sabe se, com isso, perderá a nacionalidade brasileira, razão pela qual o(a) procura para entender as circunstâncias jurídicas antes da tomada da sua decisão. Acerca do caso narrado, e com base no que dispõe a Constituição da República, assinale a afirmativa correta.
Sofia, brasileira nata, com dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira, decidiu renunciar à nacionalidade brasileira e procurou você, como advogado(a), para receber a orientação jurídica adequada sobre os efeitos de tal decisão.
Depois da avaliação do caso, você afirmou, corretamente, à sua cliente que
Klaus, nascido na Alemanha, é filho de Ângela, também alemã, e de Afonso, brasileiro, que estava no país germânico porque fora contratado por empresa privada local, como engenheiro mecânico. Klaus, com 18 anos, resolve seguir os passos do pai, e vem para o Brasil cursar engenharia mecânica em conceituada universidade federal. Para tanto, e para concorrer às vagas comuns, deseja ter reconhecida a nacionalidade brasileira. Acerca do caso narrado, e com base no que dispõe a Constituição da República, assinale a afirmativa correta.