Questões da OAB - 1ª Fase OAB

Progresso nas Disciplinas Questões da OAB

12 Questões OAB

Página 1 de 2


 Amanda, 14 anos, foi apreendida por ordem judicial, enquanto, Bruno, de 17 anos, foi apreendido em flagrante, pelo cometimento de ato infracional sem violência ou grave ameaça. Diante disso, assinale a alternativa correta, considerando as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente:

 



Nícolas, um adolescente de 15 anos, foi apreendido em flagrante pela polícia ao ser encontrado furtando uma loja de eletrônicos. O Ministério Público foi acionado e uma audiência foi marcada para a aplicação das medidas cabíveis, que decidiu conceder remissão ao adolescente. Entretanto, apesar do adolescente aceitar, bem como o seu defensor constituído, o Juiz da Infância e da Juventude não concorda com a remissão concedida, entendendo ser caso de representação. Assim, o processo é remetido ao procurador-geral de Justiça, que confirma a remissão pelo Ministério Público, remetendo os autos ao magistrado.

Diante disso, assinale a alternativa correta, considerando as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente:

 



Rafael, de 16 anos, foi apreendido após invadir uma loja de cosméticos e, mediante o emprego de arma de fogo, subtrair os pertences do caixa. Devidamente processado, o juízo da infância aplicou a medida de semiliberdade ao adolescente, tendo ocorrido o trânsito em julgado. Depois de dois meses de cumprimento da medida, Laura, mãe de Rafael, procura você, como advogado(a), buscando sua orientação acerca da possibilidade de o adolescente realizar atividades externas, considerando que foi inaugurado estabelecimento que oferece diversos cursos profissionalizantes em local próximo à unidade socioeducativa. Sobre o caso narrado, levando em conta o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a orientação que, corretamente, você deu a Laura.



O adolescente João, com 16 anos completos, foi apreendido em flagrante quando praticava ato infracional análogo ao crime de furto. Devidamente conduzido o processo, de forma hígida, ele foi sentenciado ao cumprimento de medida socioeducativa de 1 ano, em regime de semiliberdade.

Sobre as medidas socioeducativas aplicadas a João, assinale a afirmativa correta.



Pedro, 16 anos, foi apreendido em flagrante quando subtraía um aparelho de som de uma loja. Questionado sobre sua família, disse não ter absolutamente nenhum familiar conhecido. Encaminhado à autoridade competente, foi-lhe designado defensor dativo, diante da completa carência de pessoas que por ele pudessem responder.

Após a prática dos atos iniciais, Pedro requereu ao juiz a substituição do seu defensor por um advogado conhecido, por não ter se sentido bem assistido tecnicamente, não confiando no representante originariamente designado.

Com base nessa narrativa, assinale a afirmativa correta.



Gabriel, adolescente com 17 anos de idade, entrou armado em uma loja de conveniência na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, exigindo que o operador de caixa entregasse todo o dinheiro que ali existisse. Um dos clientes da loja, policial civil em folga, reagiu ao assalto, atirando em Gabriel, mas não acertando.

Assustado, Gabriel empreendeu fuga, correndo em direção a Betim, comarca limítrofe a Belo Horizonte e onde residem seus pais, lá sendo capturado por policiais que se encontravam em uma viatura.

Sobre o caso, assinale a opção que indica quem será competente para as medidas judiciais necessárias, inclusive a eventual estipulação de medida socioeducativa, desconsiderando qualquer fator de conexão, continência ou prevenção.



Considerando a prática de ato infracional por criança ou adolescente, é correto afirmar que


No tocante às normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que


Considerando os princípios norteadores do Estatuto da Criança e do Adolescente, a prática de atos infracionais fica sujeita a medidas que têm objetivos socioeducativos. Nesse sentido, é correto afirmar que


O adolescente N. ficou conhecido no bairro onde mora por praticar roubos e furtos e ter a suposta habilidade de nunca ter sido apreendido. Certa noite, N. saiu com o propósito de praticar novos atos de subtração de coisa alheia. Diante da reação de uma vítima a quem ameaçava, N. disparou sua arma de fogo, levando a vítima a óbito. N. não conseguiu fugir, sendo apreendido por policiais que passavam pelo local, no momento em que praticava o ato infracional.

Sobre o caso narrado, assinale a opção correta.