Anderson requer tutela provisória de evidência, em sua petição inicial, por comprovar substancialmente seu direito por meio de suas provas documentais, mas sem espeque em precedente vinculante. Pediu ao juiz, portanto, uma tutela liminar, ou seja, a ser concedida antes de citar o réu. Levando em consideração não haver perigo de dano ou risco ao resultado útil no processo, tampouco ter sido o pedido fundamentado nesses elementos, responda o que se segue:
Carlinhos, menor púbere, ajuíza ação contra Rafaela. O juiz percebe, no entanto, que apenas a mãe de Carlinhos assinou o instrumento de procuração. Nesse caso:
Júlio é réu em ação movida por Anderson e, percebendo que é uma questão de tempo até perder o processo, começa a instaurar incidentes temerários e embargar de todas as decisões com intuito de protelar. Acera dos fatos narrados, responde o que se segue:
Maria comprou um apartamento da empresa Moradia S/A e constatou, logo após sua mudança, que havia algumas infiltrações e problemas nas instalações elétricas. Maria consultou seu advogado, que sugeriu o ajuizamento de ação de produção antecipada de prova, com o objetivo de realizar uma perícia no imóvel, inclusive com o objetivo de decidir se ajuizaria, posteriormente, ação para reparação dos prejuízos.
Giovanna possui em seu celular diversas conversas com seu ex-marido, contra quem deseja ajuizar uma ação de guarda. Com as conversas pelo aplicativo de whatsapp, Giovanna quer demonstrar que o pai de seu filho é emocionalmente desequilibrado e não tem condições de estar com sua guarda. Você, advogado de Giovanna, querendo preservar tais conversas e dar a elas fé pública, indica que ela vá ao cartório de notas para:
A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica foi requerida em um processo de execução por título extrajudicial.
O advogado do executado manifestou-se contrariamente ao pedido, sob a alegação de cerceamento de defesa de seu cliente, somente cabendo a desconsideração se requerida em ação de conhecimento ajuizada especificamente contra o sócio da sociedade empresária devedora.
Recebendo uma petição inicial em que o pedido do autor consiste em um fundamento já considerado indevido, por força de enunciado de súmula do tribunal de justiça daquele Estado sobre direito local, e sabendo-se que a questão é unicamente de direito, deverá o juiz:
Um cliente procura você, advogado competente, afirmando que teve conhecimento de que uma ação por ele proposta havia sido extinta sem resolução do mérito, mas que não sabe o que isso significa. Ao explicar-lhe do que se trata, você dá como exemplo de sentença sem resolução do mérito aquela que:
Roberta, inconformada com uma decisão judicial desfavorável em uma ação de usucapião movida contra ela, procura seu advogado após o trânsito em julgado da sentença. A decisão reconheceu a posse da área em favor do autor da demanda, mas Roberta sustenta que houve dolo por parte do autor, que apresentou provas falsas no processo, as quais foram determinantes para a condenação. O advogado informa a Roberta que há possibilidade de propositura de ação rescisória para tentar desconstituir essa sentença. Ocorre que a decisão já transitou em julgado há mais de um ano, e Roberta também goza do benefício da justiça gratuita, por estar em situação financeira precária. Considerando o exposto e com base nas normas processuais relativas à ação rescisória, é correto afirmar que:
Durante o curso de um processo autônomo de execução movido por uma instituição financeira contra Roberto, o devedor foi intimado para indicar a localização de seu automóvel de luxo, avaliado em R$ 300.000,00, que havia sido requerido para penhora pelo credor como forma de garantir a satisfação da dívida. No entanto, Roberto, ciente da intimação, não forneceu ao juiz informações sobre o paradeiro do veículo, dificultando a efetivação da penhora. Diante dessa conduta, o juiz entendeu que Roberto agiu de forma atentatória à dignidade da justiça, por obstruir a execução e prejudicar a eficácia do processo. Nesse contexto, Roberto ficou sujeito à aplicação de uma multa em montante não superior a: